ASSISTÊNCIA FUNERAL
SUL AMÉRICA VIP
O QUE A ASSISTÊNCIA FUNERAL SUL AMÉRICA COBRE
Segue na íntegra, o manual da Sul América que descreve todas as assistências funerárias e benefícios do Sul América Acidentes Pessoais que tratamos aqui na Consulte Corretora como Assistência Funeral Sul América VIP.
Essa assistência funeral Sul América é INDIVIDUAL:
Não tem reembolso, e deve ser acionada no caso de morte do segurado, onde a família poderá contar com a prestação direta dos serviços para a realização do funeral.
O valor da prestação direta dos serviços é de até 5 mil reais para a realização dos serviços e tem carência de 3 meses, exceto para morte decorrente de acidente pessoal coberto.
Coberturas do Funeral Sul América VIP:
• Acompanhamento do serviço: Será designado um acompanhante para providenciar e acompanhar os serviços referentes ao funeral;
• Tratamento do corpo: A critério técnico, será providenciado o tratamento necessário ao corpo, assepsia, higienização, tamponamento ou formolização, conforme a necessidade. Nos casos de traslado aéreo ou longas distâncias terrestres ou quando o sepultamento seja superior a 36 (trinta e seis) horas após o óbito será providenciado o embalsamento ou a tanatopraxia. Os casos que apresentarem necessidades de outros procedimentos deverão ser acordados previamente com a Central de Assistência Funeral;
• Sepultamento: Será providenciada a taxa de sepultamento e locação de sepultura por um período de 3 (três) anos em Cemitério Público Municipal na cidade de domicílio do segurado (ou cônjuge e filhos e enteados até 18 anos). Caso a família deseje realizar o sepultamento em cemitério particular, a Central de Assistência Funeral deverá ser acionada e arcará com a taxa / valores equivalentes à taxa cobrada no Cemitério Público Municipal. Caso o valor ultrapasse esse limite, os custos adicionais serão de responsabilidade da família e arcados diretamente com o prestador. Quando a família não possuir jazigo ou carneiro, a compra de jazigo ou carneiro fica por conta da família.
• Cremação: Caso a família opte por cremação do corpo, o serviço será realizado na cidade do óbito, ou se não houver na cidade este serviço, será na cidade mais próxima, em um raio de até 100 km, e as cinzas serão encaminhadas para a cidade de domicílio do segurado no Brasil. As despesas com passagem e hospedagem para o acompanhamento da Cerimônia de Cremação correrão por conta da família. Ao optar pelo Crematório, o serviço de assistência funeral se responsabiliza pela realização do velório apenas no próprio Crematório.
• Sala de velório: O serviço de assistência funeral assumirá o custo da sala velatória ou capela em Cemitério Público Municipal, no qual será realizado o funeral. Caso a família deseje realizar o velório em cemitério particular, a Central de Assistência Funeral deverá ser acionada e arcará com a taxa / valores equivalentes à taxa cobrada no Cemitério Público Municipal. Caso o valor ultrapasse esse limite, os custos adicionais serão de responsabilidade da família e arcados diretamente com o prestador.
• Traslado do corpo: Em caso de falecimento em cidade diferente da residência do segurado, será providenciado o traslado do corpo, no Brasil, pelo meio de transporte mais adequado seguindo os critérios técnicos (veículo funerário ou avião de linha regular) até a cidade de residência do Segurado.
• Urna mortuária: Será providenciada urna modelo luxo, com alça varão e forrada preferencialmente com Kami, Façonê, tNt ou Samilon. Em madeira e eucatex, modelos de referência: requiem 124, busquet 03, Godoy Santos 14 ou similares, de acordo com a disponibilidade da funerária contratada para prestação do serviço, limitada ao valor estabelecido pela Central de Assistência Funeral. Caso a família opte por modelo diferenciado cujo valor seja superior ao previsto em contrato, os custos adicionais serão de responsabilidade da família e arcados diretamente com o prestador.
• Ornamentação: Será providenciado arranjo simples de flores naturais da época para ornamentação interna, véu simples rendado, 2 (dois) castiçais com velas ou lâmpadas, 2 (duas) coroas simples de flores naturais da época e banqueta para suporte da urna mortuária.
• Condolências: Será colocado à disposição da família livro/Folha de presença para que a família possa agradecer o comparecimento.
• Registro de óbito: Serão prestados esclarecimentos para o registro de óbito em cartório, desde que a legislação local permita.
• Carro funerário: Será fornecido um veículo fúnebre para cortejo (Do local do falecimento para o velório, e realização do Cortejo para o cemitério – limitado a 100km).
• Transmissão de mensagens urgentes: O serviço prestará à família auxílio nas mensagens urgentes relacionadas à realização do funeral. IMPORTANTE: O serviço de Assistência Funeral da SulAmérica não será prestado quando, a critério exclusivo da SulAmérica, for identificado que a cidade de residência do segurado não dispõe de empresa prestadora de serviço para a execução das atividades acima listadas ou o cemitério escolhido não possui infraestrutura para a realização do sepultamento dentro dos padrões definidos no regulamento da assistência funeral.
Estão excluídos os seguintes serviços de assistência funeral:
a) despesas decorrentes de confecção, manutenção e/ou recuperação de jazigos;
b) exumação de corpos que estiverem no jazigo quando do sepultamento;
c) sepultamento de membros;
d) confecção de lápide;
e) aquisição de sepultura, jazigo, terreno, cova, carneiro (gaveta nos cemitérios onde se enterram os cadáveres) etc.;
f) pagamento de taxas de sepultamento e sala velatória em cemitério particular.
g) Traslados de corpos interestaduais, conforme RESOLUÇÃO – RDC Nº 33, DE 8 DE JULHO DE 2011, artigo 10° “Fica vedada, em todo o território nacional, a prestação de serviço de conservação e translado de restos mortais humanos, em que o óbito tenha tido como causa a encefalite espongiforme, febre hemorrágica ou outra nova doença infecto-contagiosa que, porventura, venha a surgir a critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).
CANAIS DE ATENDIMENTO Para tirar dúvidas, acionar as assistências e pedir mais informações sobre os serviços descritos nesse manual, a SulAmérica disponibiliza uma central preparada para lhe prestar o melhor atendimento.
ASSISTÊNCIA 24h:
4090 1073 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 778 1073 (Demais localidades)
55 11 4126 9317 (Exterior)
CENTRAL DE SERVIÇOS:
4004 4935 (Capitais e regiões Metropolitanas)
0800 726 4935 (Demais localidades)
SAC:
0800 722 0504 0800 702 2242 (portadores de necessidades especiais)
OUVIDORIA:
0800 725 3374
SITE: SulAmérica: Seguro de Vida, Saúde e Previdência | SulAmerica (sulamericaseguros.com.br)
Ariádne Moura
Especialista em Proteção Financeira
20/05/2021